Escrevo essa carta de um café que eu realmente gosto no centro financeiro de Dubai.
Percebi que esse ano eu estou escrevendo menos que o normal e isso me deixou pensativa. Se eu me sinto tão bem enquanto escrevo, porque não estou me conectando mais com essa energia e esses momentos?
2024 está entregando muito em pouco tempo. Em 6 semanas, já sinto que 2024 está completamente diferente de 2023 e isso é bom e importante, apesar de desafiador. Com tanta coisa acontecendo em pouco tempo, deixei o tempo passar e não consegui me conectar tanto com isso. Está tudo bem, mas estou de volta!
A boa notícia é que esse ano eu comecei um podcast e até já tem um segundo episódio, onde eu contei sobre como eu me apaixonei a primeira vista e junto com a Rafaela, contamos a história de como nos conhecemos e como saímos de mentora e mentoranda para amigas pra vida. Uma história linda, da qual eu te convido a ouvir também (e boatos que está cheio de babados também!). Você pode ouvir abaixo.
Hoje eu queria escrever sobre algo espontâneo que aconteceu essa semana e refletir com vocês sobre o trem da oportunidade. Durante o carnaval, no mesmo dia, duas pessoas quase que ao mesmo tempo me perguntaram se poderiam entrar na minha turma 10 de mentoria, mesmo ela já tendo começando.
Fiquei um pouco impressionada pelo timing (duas pessoas e no meio do carnaval!) e sendo sincera, ao pensar um pouco, cheguei a conclusão de: porque não?
Levando em consideração que essa é a última turma de mentoria, senti uma alegria imensa na possibilidade de mais pessoas entrarem nesse grupo que será para a vida. Mas, ao mesmo tempo, fiquei pensando sobre o trem da oportunidade. Tinha falado de maneira clara sobre como há algumas semanas o trem da oportunidade estava parando pela última vez e ao abrir uma exceção… bem, o trem voltou.
E fico feliz por isso! Feliz pelas pessoas que entraram e estão entrando (deixei aberto até domingo!) mas também senti a responsabilidade do que eu faço e das coisas que eu falo. A vida não precisa ser punitiva, na verdade, acredito justamente o oposto disso, mas ao mesmo tempo, me pergunto se as pessoas - e me incluo nisso - conseguem de fato perceber o que o trem da oportunidade significa e a importância desses movimentos em sua vida.
E não falo só sobre minha mentoria. Mas, nesse momento é o que eu consigo colocar como significativo. É óbvio que minha opinião é parcial, mas minha mentoria representa tantas coisas boas e uma oportunidade tão grande, que ao abrir o trem da oportunidade mais uma vez, não posso ignorar o que isso pode vir a significar no futuro para quem entrou e está entrando agora. E se eu não tivesse aberto? E se essas pessoas - que tiveram uma nova chance que tecnicamente não era pra existir - não tivessem entrado?
Pode parecer pomposo, mas a mentoria é capaz de mudar a trajetória das vidas das pessoas. Isso, na verdade, acontece o tempo inteiro. E isso me fez pensar no que levou duas pessoas a pedirem isso no mesmo dia, com a mentoria já acontecendo. E qual força me levou a nem pensar muito a respeito e a concordar. Foi natural. Não senti vontade de impor nada, apenas de abrir os braços mais uma vez e receber.
Olho pra minha vida e penso, quais oportunidades, informações ou coisas na minha vida que estão reaparecendo mais uma vez e assim, trazendo um trem da oportunidade que eu nem sabia que não era pra voltar? Que talvez eu nem tenha percebido da primeira vez? Um trem que é pra mim e que vai me levar exatamente pra onde eu preciso?
Isso me inspira a abrir meus olhos, a prestar mais atenção, a realmente me conectar com tudo isso que está disponível para vir até mim quando eu me abro para isso. Para esse mundo de possibilidades onde coisas boas podem acontecer na minha vida.
A verdade é que eu não sei te dizer se o trem da oportunidade sempre volta. Talvez sim, e muitos de nós nem conseguimos perceber ou resolvemos ignorar. Talvez não, e por isso estarmos com os olhos abertos é uma dádiva que damos para nós mesmos. Seja como for, tenho certeza que a vida está aqui para nos dar pequenos sinais e nos sustentar por todo o caminho. Com o que for necessário.
Hoje, me abro para escrever mais.
Para te contar essa novidade.
Para te convidar mais uma vez para a mentoria - por uma última vez.
E para te relembrar sobre quantos trens da oportunidade não param na nossa frente e nem percebemos ou valorizamos.
Talvez o trem não volte sempre para tudo.
Mas, hoje, ele voltou.
se você sentir, o link com todas as informações da minha turma 10 e última de mentoria é esse aqui. Dos 10 encontros online ao vivo, 2 já foram realizados e estão disponíveis online a gravação na área de membros (sempre fica gravado). As inscrições se encerram para sempre esse domingo, dia 18.