Escrevo essa carta da mesa da minha casa, já bem tarde da noite no que se tornou um dia bem desafiador, mas muito - muito útil.
Ontem a noite eu realmente contei vitória antes da hora. Escrevi aquela carta contando o quão feliz eu estava com o meu dia, mas fiz algo que logo em seguida entendi que foi um erro: eu tinha pulado a janta porque na hora não senti fome, mas senti fome logo antes de dormir e comi uma refeição inteira pouco antes de ir pra cama.
Não preciso nem dizer que não consegui dormir, me sentindo cheia e tive um mal-estar pra conseguir digerir o que eu tinha comida tão tarde na noite. Meu normal é jantar cedo, lá pelas 7h da noite no máximo. Ontem, jantei quase 11h da noite.
Dormi muito mal, passando literalmente horas me revirando na cama. De manhã, acordei no susto com o alarme de incêndio do meu prédio - que não parou de tocar. Me troquei rapidamente e desci 20 andares pela escada pra descobrir a maioria dos moradores já lá embaixo. Houve uma emergência em outra torre do meu prédio e todo mundo parecia um pouco confuso. Mas, preciso dizer o quão impressionada eu fiquei com tudo. Na descida (poucos minutos depois do começo do alarme) já haviam pessoas em posição para ajudar os moradores e havia até tendas! Todos funcionários estavam com colete e prontos para ajudar. Realmente impressionante!
Ter acordado dessa maneira, no susto com um alarme muito alto fez com que eu ficasse tonta por horas e não conseguisse fazer nada direito até já final da tarde. Sem falar no meu estômago ainda derrotado. Pulei o almoço e só fui comer algo 8h da noite de hoje. Fiquei tão frustrada, não conseguia pensar direito durante o dia, sem falar no sono tão profundo.
Mas, algo maravilhoso aconteceu. Tive meu encontro com minha mentoria e amiga, Lari e vivi na pele uma das maiores verdades da minha vida: o poder de ter mentores. Conversamos sobre diferentes coisas e também sobre o próprio mentor dela que ajudou ela. A verdade é que todo mundo de sucesso que eu conheço tem mentores. É a coisa certa a se fazer e o que dá resultado em nossas vidas.
Eu e ela estamos vivemos questões similares nas nossas vidas. Comentei sobre uma dificuldade que estou tendo na vida, um resultado específico que estou me autosabotando de maneira insana. E aí, falamos de uma ideia que eu considero ser uma grande verdade: não podemos alcançar algo que já somos.
No momento em que focamos no resultado não obtido, em que focamos apenas na distância atual do que queremos, esquecemos completamente que para termos algo, precisamos fazer algo e esse fazer vêm de quem somos.
Ser → Fazer → Ter
Sempre nessa ordem.
Quando você se torna algo, não faz o menor sentido você passar tempo se preocupando em alcançar algo, já que você já é aquilo! Quando você foca em se tornar saudável, você naturalmente vai começar a fazer escolhas condizentes com uma pessoa saudável. É a sua identidade se expandindo para abarcar o que você quer viver e não é sobre uma linha de chegada.
Conversamos que quando temos uma linha de chegada, um resultado que queremos que pertence a uma identidade que não somos, focamos apenas na distância entre o agora e o que queremos. E nos sabotamos. Parte de nós quer provar para nós mesmos que não somos aquilo, então quando achamos que damos um passo pra frente, damos um jeito de em seguida dar dois passos para trás. Pra mostrar pra nós mesmos aquilo que odiamos e que carregamos secretamente no fundo da gente: a sensação de não sermos boas o suficientes. De sermos preguiçosas e não sabermos darmos nosso máximo. É quase um vício, onde adoramos mostrar pra nós mesmas essa ilusão.
Ah, as complexidades da vida e do ser humano.
Hoje, foi um dia desafiador mas útil. Depois de falarmos sobre isso, tudo mudou. Me senti diferente. O sono também passou (o café ajudou) e pude fazer escolhas melhores nas horas seguintes. Respirei fundo.
Todo dia é uma oportunidade. Para acertar. Para errar. Para aprender.
Novembro continua mágico.
Aliás, novembro continua sendo exatamente o que ele deve ser:
Uma ferramenta, para o meu crescimento e expansão.
“A verdade é que todo mundo de sucesso que eu conheço tem mentores”.
Eu tendo você como mentora ;) 🥰🥰