Escrevo essa carta do lobby de um dos hotéis mais incríveis que eu já vi na vida - que fica em um penhasco em um canto da ilha de Bali, na Indonésia.
Já fazem 5 dias que eu estou na Indonésia e as vezes parece que estou aqui há mais de um mês, já que vivi e vi tanta coisa diferente. Escrevi muito - para mim mesma - e também pude experienciar uma variedade de sentimentos aqui.
Começamos nossa jornada indo diretamente para Ubud, que fica no centro da ilha de Bali, na Indonésia. O país é um arquipélago com muitas ilhas, sendo as mais conhecidas a ilha de Java, Sumatra, Bali e outras e tem como capital Jakarta. Aqui, você vê uma grande mistura de diferentes culturas e a língua oficial é Bahasa Indonesia e Javanês é muito falado também.
Ubud é uma mistura interessante de diferentes coisas e foi muito legal poder ver o centro da cidade, comprar artefatos nas ruas cheias de vendedores e também ir para a plantação de arroz - muita famosa por aqui entre os turistas. Mas, a verdade é que eu vim com minha mãe (que já tinha visto para cá no passado) para aproveitar a natureza e falar com as pessoas daqui. Conversando com os taxistas e pessoas dos restaurantes você já consegue ver com uma clareza incrível o quão hospitaleiros eles são e de simplesmente gentis.
As pessoas aqui te comprimentam juntando as palmas de suas mãos e te olham diretamente com um sorriso. Por todos os cantos - até na academia de hoteis de luxo - você pequenas oferendas, muitas vezes trocadas todos os dias. A conexão com o invisível é paupável e muito presente e eu consigo senti-lá no ar por todos os cantos. É algo poderoso. Muito poderoso.
Depois de aproveitarmos esse lado da ilha, viemos para o sul aproveitar as praias e acabei vindo parar num hotel de outro mundo. Palavras jamais farão jus a beleza que eu vejo com meus olhos. O azul da água e a beleza do céu e do luar. Ontem foi lua azul (Blue Moon) e novamente senti algo no ar, uma oportunidade, uma vontade.
Acordei cedo e fui para a praia ver o nascer do sol. Me conecto mais uma vez com essa energia e força, que me puxa, me atrai e me relembra. Me senti centrada, forte e muito amada ao abrir meus olhos e ver os primeiros raios do sol. Senti esperança e fiz pedidos baixinhos ao vento. E aí, os liberei. Estou aberta para o melhor, seja lá o que for isso.
De tarde, pude ficar na piscina com meu computador fazendo o que precisava ser feito e fiquei pensando na Ana do passado que não acreditava ser possível viver uma vida assim. E aí de alguém me falar que era possível - acharia que era esquema ou que havia algo errado. Um viva a tecnologia e um viva ao desenvolvimento pessoal. Hoje temos as ferramentas para vivermos a vida que quisermos. Só temos que pagar o preço disso - que nem sempre é óbvio.
Conhecer um novo país, estar aqui num ambiente tão legal me faz pensar e refletir muito. As vezes sinto que nessa vida estou vivendo muitas vidas ao mesmo tempo. Há poucos anos eu nem passaporte tinha e algo como o dia de hoje era não só impensável, parecia impossível. Mas, com os anos, a vida vai mudando, se expandindo e aqui estou. Num lugar que por muitas razões parece outro planeta, outra realidade.
Sinto uma gratidão sem tamanho por estar aqui, feliz, conectada. Há muito trabalho pela frente, e me sinto pronta para em breve voltar para minha casa, minha rotina, meus cafés e afundar meu rosto ainda mais nos meus sonhos e tudo que eu quero construir.
Começo essa nova idade no paraíso, e nesse exato momento, vejo um oceano sem fim com uma luz do luar de tirar o fôlego. Seria capaz de chorar com tamanha beleza, mas já isso antes. Nesse momento, só fico em choque. Nosso planeta é tão lindo. É um verdadeiro paraíso, e muitas vezes, em nossas vidas ocupadas entre prédios, esquecemos de tudo que esse mundão tem para nos encantar. Que sorte a minha poder ver isso tudo com meus olhos. A água, a lua, a natureza, o vento. É um lembrete de que tudo que precisamos e tudo que nos alimenta é simples. Disponível. Abundante.
E a Indonésia está me dando muito mais que memórias,
está me ensinando muito sobre mim mesma,
o que me alimenta e o que me faz feliz.
Que no fim… é tão simples.
Adoro sua capacidade de transmitir as vibrações dos lugares em que você esta através de suas palavras, me transportando alí também. Muito obrigada por me fazer viajar contigo lendo suas cartas! 💙