Escrevo essa carta do café de sempre, mas sentindo algo surpreendente em Dubai: frio!
Esse final de semana, pude realizar uma imersão online com minha mentora pessoal e também amiga, Larissa, chamada “Materializa 2023". Foram quase 9h online, desenvolvendo exercícios de autoconhecimento e expansão, para que os participantes tenham ferramentas úteis para realmente poder transformar 2023 no melhor ano de suas vidas… até aqui.
Apesar do cansaço mental que eu senti no dia seguinte (uma curiosidade é a quantidade de energia que eu sinto que eu acabo doando nas minhas mentorias e eventos online), fica a grande satisfação da troca feita. Várias coisas me chamaram atenção, mas decidi hoje fazer uma carta ao redor de uma fala de uma mentoranda minha durante a imersão. A Julia está comigo há tempo, e já fez a mentoria normal e faz a avançada comigo também e tive uma bela surpresa com ela no final da imersão. Abrimos um momento para as pessoas refletirem qual a energia que elas querem trazer para 2023 e para escolher a palavra que representará seu “norte” nesse ano.
A Julia abriu o microfone e dividiu sua intenção de que em 2023 ela queria se expor mais, começando naquele mesmo momento, ao dividir que sua palavra de 2023 seria “Tinogona". Eu sorri, porque sabia exatamente do que ela estava falando. Ela continuou falando que ela tinha aprendido essa palavra em um vídeo que eu dividi nos meus stories no Instagram um bom tempo atrás, e que aquele vídeo e a mensagem dele tinha realmente ficado em sua mente, e que ela queria também se tornar uma fonte de informação e insights para outras pessoas - e isso começaria ao se expressar naquele instante.
Tinogona é uma palavra que Tererai Trent divide em suas entrevistas e que significa "é alcançável” ou em inglês “it's achievable".
Tinogona
"It's achievable”
Eu não vou nem tentar resumir a incrível história de vida de Tererai, que veio da pobreza extrema e de abuso para conseguir realizar um sonho que na época poderia ser considerado impossível para alguém em sua situação: fazer graduação, mestrado e doutorado nos Estados Unidos. Terarai fala que descobriu o poder de sonhar com uma estrangeira, que ao perguntar para ela qual o sonho dela, fez ela perceber que na verdade ela poderia sonhar.
Na época que ela definiu seu sonho, ela já era uma mãe adolescente e e ela demorou 8 anos de estudo por correspondência para apenas completar o ensino médio. Para alguns, a história de Tererai é um milagre, mas para mim, é uma história sobre sonhar, acreditar e não desistir apesar das dificuldades.
Sobre o nosso direito de sonhar e nosso direito de realizar.
Foi importante que Julia me relembrou dessa história que tanto já me inspirou no passado e que representa de maneira tão linda o significado dessa palavra: Tinogona. Hoje, inspirada pela atitude de Julia e relembrando o impacto dessa história, te convido a assistir o vídeo e a também se inspirar com Tererai.
Seja lá qual for seu sonho, saiba que eu sempre vou ser a pessoa que vai te relembrar - quantas vezes forem necessárias - de que é possível. Eu realmente acredito em você, no seu sonho e que ele pode se tornar realidade.
E sabe porquê? Porque quando eu acredito em você, eu acredito em mim também.
Quando as coisas ficarem difíceis ou quando sua mente teimar em duvidar do seu potencial e do seu merecimento de viver seja lá o que você quer viver, se lembra:
Tinogona.
It's achievable.
Ah como eu amei essa carta! Tinogona é uma palavra que me marcou muito, assim como a história da Terarai, ela me passa uma sensação de sabedoria infinita. Obrigada por ter compartilhado esse vídeo naquela agora e agora! <3